O despertar da verdadeira essência

10/10/2018

O NeuroCoaching, além de um processo utilizado na capacitação e desenvolvimento de pessoas, é acima de tudo um “olhar para dentro” que desperta uma nova trajetória de sonhos, uma vivência para a construção do sucesso, sendo assim todo este processo de transformação é feito de dentro para fora, onde modificamos e ancoramos o nosso emocional em busca de atingir objetivos. O que se torna um processo mais “doloroso”, pois há diversos questionamentos por parte do coachee, onde entrará no fundo da emoção, fazendo com que ele se escute e preste atenção no que realmente está proposto, quais são suas travas, quais soluções, quais vontades e caminhos que o mesmo quer seguir. Para que isso aconteça o NeuroCoach segue com imparcialidade, (sem opinar, mas inspirando), pois está ali mexendo com emoções, percebendo os mecanismos de defesa do coachee, e ir “desarmando” à partir de ferramentas durante as sessões.

 

Falando ainda de um aspecto emocional,  toda a “caixa” de emoções se encontra no cérebro, por isso, quando mudamos o nosso mental, somos capazes de melhorar o nosso cérebro e todas as suas funções, isso beneficia a você mesmo e as pessoas que estão ao seu redor, expandindo estímulos bons, por exemplo um sentimento de alegria, ele é passado por todo o seu corpo, isso é algo físico. Obviamente, não vivemos apenas de boas sensações e prazeres, há também muitas preocupações, tristeza, isso faz parte da nossa evolução, neste momento devemos identificar as situações, transformar e estabilizar a emoção para que se possa manter o controle, procurar prender-se a prazeres para escapar de sofrimentos inevitáveis, aproximando de oportunidades e evitando ameaças. O NeuroCoach irá caminhar com o coachee em todas as questões, focando no objetivo, para que isso aconteça de uma forma estruturada, há 07 etapas que compõem uma sessão de NeucoCoaching, porém não são etapas engessadas, cada pessoa é única, por isso chama-se indivíduo. Essas etapas fazem parte do método ORIENTA (O​uvir, R​eportar, I​nspirar, E​ntrepor, N​avegar, T​rabalhar, A​valiar), que visa referenciar e conduzir a sessão.

 

  • Ouvir, se trata de conhecer o coachee e saber as questões a serem tratadas.

  • Reportar, fazer o coachee se ouvir utilizando o PIN, mapear valores, crenças.

  • Inspirar, inspirar o coachee a construir o novo, utilizando casos de sucesso.

  • Entrepor, simular práticas para mudança de comportamento e obtendo assim resultados.

  • Navegar, construir linhas de raciocínio para a prática da mudança, prevendo reações contra os possíveis resultados, fora do esperado.

  • Trabalhar, propor ações práticas que sigam para o processo de mudança e a produção de novos resultados.

  • Avaliar, listar resultados e avaliar o que está dentro ou fora das expectativas do coachee, monitorando as mudanças e as constâncias.

 

Essas etapas não precisam seguir exatamente essa ordem, às vezes algumas acontecem juntas, o importante é estar dentro desse padrão para o seguir de uma sessão onde há começo, meio e fim. O mais importante do Neurocoach é fazer contato verbal com o coachee, deixa-lo tranquilo, mostrando neutralidade e sigilo, ouvindo sem julgar, quando ele se emocionar, apenas o escute e deixe que ele coloque para fora todas as suas emoções, isso fará com que a sessão flua melhor.

 

Quero estabelecer minha conclusão através das sensações, emoções e descobertas que eu tive no decorrer do curso, elas que me fizeram pensar e analisar meus sonhos, meu caminhar. Observar que tudo é um processo interno e por mais que há metas, se elas não forem estabelecidas dentro da emoção, não serão concretizadas. Isso foi o que me despertou uma paixão pelo processo de Neurocoaching, dentro da minha vivência sempre falei sobre emoção, que o interno era o fruto e o plantar do externo. Sigo com a certeza de uma grande dedicação e uma nova construção para uma longa jornada que o método Neurocoaching - Transformando vidas, construindo sonhos,  me apresentou de uma forma linda e apaixonante. Vejo os dois lados como NeuroCoach e como coachee, é uma troca incrível e um grande despertar.