O que é, e como vencer a procrastinação?

07/01/2019

Você já deve ter ouvido falar sobre procrastinação, não é mesmo? Entretanto, sabe o seu significado? Consegue identificar que tipos de resultados trazem para sua vida?

 

Procrastinação é o vício ou a atitude de adiar ou postergar uma atividade que deveria ser feita agora. Pode ser entendida ainda como negligenciamento de atividades, ou seja, atividades menos importantes são executadas antes das que tem grau de relevância maior.

 

Segundo o psicólogo Tim Pychlyl, do Canadá, a procrastinação é o problema mais grave da educação, envolvendo diretamente alunos e professores.

 

Pesquisadores da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, ao analisarem 181 gêmeos idênticos (que compartilham 100% dos seus genes) e 166 gêmeos fraternos (que compartilham apenas 50% dos seus genes), concluíram que tanto a procrastinação quanto a impulsividade possuem origem genética.

 

Porém existem alguns passos que podem ser executadas para minimizar a procrastinação.

 

1) Exercite a meditação e a respiração: em posição ereta e de olhos fechados estabeleça uma conexão com o agora. Ambas têm o poder de acalmar e ajudar na execução das tarefas.

 

2) Divisão de tarefas: estipule micro metas que permitam a concretização de cada pequena atividade dentro do prazo estipulado.

 

3) Não se castigue por procrastinar: as pessoas que se perdoam por procrastinar têm maior chance de não executar a procrastinação novamente.

 

4) Pense no “eu futuro”: pense em algo que deseja para o futuro e faça o que for preciso naquele momento para antecipar o resultado.

 

5) Dê importância ao que precisa ser feito: encontre valor no que precisa alcançar para realizar o seu objetivo.

 

6) Comemore: celebre cada objetivo conquistado; o cérebro neste momento libera a substância dopamina que faz com que você queira repetir a atitude que gerou uma recompensa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque