Como administrar melhor o seu tempo?

31/10/2018

 

Quem nunca pensou que precisaria que o dia tivesse mais do que 24 horas? Quantas vezes você deixou de realizar algo que considerava importante por falta de tempo?

 

O tempo é escasso, inelástico, inconversível e ao mesmo tempo curador, importante, relevante. Começou a ser medido no século XVI através dos Relógios do Sol no qual a medida universal do tempo era a sombra do sol. Depois disso passou a ser controlado pela água, a qual possibilitou a medição da contagem do tempo na escuridão. Em seguida a areia tornou-se o medidor do tempo através da ampulheta, porém não era funcional. Daí a constatação de que desde a pré história o homem quer controlar o incontrolável.

 

                                                                         “ O tempo é finito, escasso e muito importante. Tempo é vida e desperdiçar tempo é desperdiçar vida, o tempo torna-se maior ou menor dependendo da capacidade de administrá-lo. O tempo uma vez gasto nunca é recuperado, por isso a importância de economizá-lo.” (BLISS, 1993, P.96)

 

Segundo Mário Sérgio Cortella: “ o tempo é escolha de prioridade”, isto é, precisamos escolher o que vamos fazer dentro dele, em todo e qualquer aspecto da vida.

 

Stephen Covey afirma que a administração do tempo é uma filosofia de vida. Através de uma matriz de gerenciamento é possível dividir as prioridades em quadrantes específicos  visando qualificar um conjunto de atividades. Esta divisão é feita da seguinte forma:

 

 

- Quadrante I: Urgente e Importante.

 

Nesta esfera devem conter tarefas relevantes, que não podem ser adiadas; devem ser feitas imediatamente.

 

- Quadrante II: Não urgente e Importante.

 

Neste espaço devem conter atividades que não precisam ser executadas naquela hora, porém tem grande relevância.

 

- Quadrante III: Urgente e Não importante.

 

Neste quadrante constam as atividades supérfluas que são realizadas por hábito ou acaso; não tem nenhuma relevância.

 

- Quadrante IV: Não urgente e Não importante.

 

Nesta esfera estão todas as atividades inúteis e que não agregam nenhum valor.

 

 

Reflita em como você quer usufruir do seu tempo. Saber administrá-lo faz toda diferença.

Pense, planeje, analise e execute!